
Lançado hoje o novo site do Linux Educacional: http://www.c3sl.ufpr.br/le/
A migração para o sistema Ubuntu Netbook 10.10 se dá em duas etapas. Em primeiro, a geração de pendrives para realizar uma instalação local e com uso opcional da rede; em segundo, a instalação a partir do pendrive para o Classmate PC.
Para esta etapa, é fortemente recomendado a participação de um técnico com conhecimentos em Linux, uma vez que os comandos, abaixo listados, podem danificar seriamente o sistema em uso se mal utilizados; ou seja, podem apagar arquivos importantes ou mesmo todo o sistema operacional. Isso se deve ao fato do Classmate PC possuir algumas particularidades que devem ser contornadas, como por exemplo um comportamento estranho quando utilizada a local APIC do instalador original do Ubuntu 10.10 (kernel 2.6.32?).
Assim, a instalação original foi modificada para facilitar o processo de geração do pendrive. Ao invés de descarregar o original, prefira esse, que atualiza o arquivo de configuração do GRUB2 para desativar o uso de lAPIC. Ele contém o instalador modificado do Ubuntu Netbook 10.10, além de um sistema modelo programado para sobrescrever o Metasys com o novo sistema. As etapas pode, pois ser assim listadas:
tar xvzf pendrive.img
onde
grub-install --no-floppy --root-directory=
onde
É importante descrever o processo uma vez que, quando automatizado, pode ser bastante arriscado.
Para facilitar na sequência de comandos para preparar os pendrives, está disponível um programa que executa os vários comandos em sequência. Para tanto, descarregue e execute-o na linha de comando:
sh pendrive
É sabido que o sistema Metasys não possui os aplicativos atualizados para realizar todos os comandos plenamente. Por isso, é recomendado utilizar sistemas Ubuntu 9.04 em diante ou Linux Educional 3.0 ou superior.
Ao contrário da geração do pendrive, a instalação do sistema no Classmate PC é bastante facilitada. Recomenda-se, inclusive, que professores a realizem com seus alunos, uma vez que aqueles estão familiarizados com o processo.
A descrição é bastante pormenorizada, entrentanto é bastante simples de se executar:
sudo /cdrom/instalar
O sistema preparará o netbook para a instalação e depois reiniciará. Repita os passos 2 a 7 para instalar o sistema.
Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/ProUCA-SC/Migração_para_Ubuntu
O Tutorial abaixo é de autoria de Marcio Cordeiro e está disponível no Blog: http://marciocordeiro.
Este tutorial foi feito com o objetivo de ajudar a obter um maior controle de acesso a sites nos laboratórios de informática que utilizam o Linux Educacional 3.0 centralizando o controle em uma única máquina. Esse tutorial é baseado numa máquina de produção (Articulador) e de uma forma básica sem proxy transparente e outras configurações mais avançadas que poderiam ser feitas em máquinas específicas ao servidor de internet. Mas lembre-se de fazer backup dos arquivos de configuração antes de qualquer alteração que venha a ser feita. Durante o processo.
INSTALAÇÃO DOS PROGRAMAS
CONFIGURAÇÃO DOS PROGRAMAS
Port 3128
UNCONFIGURED alterar para #UNCONFIGURED
language = ‘english’ alterar para language = ‘portuguese’
filterport alterar para filterport = 8000 OBS. Essa porta (8000) vai ser configurada nos navegadores das máquinas dos alunos.
Verificar se a linha proxyip está com o valor 127.0.0.1 (proxyip = 127.0.0.1)
Verificar se a linha proxyport está com o valor 3128 (proxyport = 3128)
LIMPEZA DOS FILTROS DO DANSGUARDIAN
O dansguardian por padrão já baixa diversos filtros e regras. Mas como o uso no laboratório da escola é mais básico temos de limpar alguns filtros para não bloquear diversas páginas que possam interferir no uso escolar.
Para isso vamos apagar algumas regras
Feito essas alterações deve reiniciar os serviços para entrar em vigor as alterações realizadas para isso abra o Terminal(Konsole) digite o comando sudo /etc/init.d/tinyproxy restart (reinicia o serviço tinyproxy) e se não der nenhum erro as configurações estarão corretas depois digite sudo /etc/init.d/dansguardian restart, o ideal é reiniciar a máquina para os serviços entrar em vigor.
BLOQUEIO/ DESBLOQUEIO DE SITE
As configurações abaixo são feitas na máquina que foi instalado o tinyproxy e dansguardian.
BLOQUEIO DE PALAVRAS
CONFIGURAÇÃO MÁQUINAS CLIENTES (ALUNOS)
Nas máquinas dos alunos abra o navegador da internet e procure pela configuração de rede do navegador e no campo Configuração manual de proxy coloque o ip da máquina que foi instalado os programas e no campo porta coloque 8000 que foi configurado no dansguardian.
No firefox a configuração do proxy está em EDITAR → PREFERÊNCIAS → AVANÇADO → REDE → CONFIGURAR CONEXÃO, onde no campo HTTP é colocado o IP da máquina onde está instalado o tinyproxy e dansguardian e no campo Porta é a porta utilizada pelo dansguardian no nosso caso estamos utilizando a porta 8000.
Em breve postarei uma forma de bloqueio de algumas configurações do firefox para que não seja alterado como proxy, página inicial.
MENSAGENS PÁGINA DE BLOQUEIO
Banned Regular Expression URLs = Palavra bloqueada (bannedregexpurllist)
Banned Sites = Site bloqueado (bannedsitelist)
Banned extension = Extensão de arquivo proibida (bannedextensionlist)
PERSONALIZAR PÁGINA DE BLOQUEIO (OPCIONAL)
É possível personalizar a página de bloqueio que aparece no navegador quando alguém acessa alguma página bloqueada. Abaixo dois modelos de página o original e o que personalizei com a logomarca da escola.
OBSERVAÇÃO: Para efetuar essa edição deve-se ter conhecimento básico em HTML
Para editar a página de bloqueio: