Noticiário Linux Educacional

quinta-feira, 31 de março de 2011

Migração do Metasys para Ubuntu 10.10 no UCA

Prof. Ederson Torresini da equipe do Programa UCA/SC desenvolve solução para migração do Metasys para Ubuntu 10.10 no Classemate PC.

Ubuntu Netbook 10.10

A migração para o sistema Ubuntu Netbook 10.10 se dá em duas etapas. Em primeiro, a geração de pendrives para realizar uma instalação local e com uso opcional da rede; em segundo, a instalação a partir do pendrive para o Classmate PC.


Geração do Pendrive

Para esta etapa, é fortemente recomendado a participação de um técnico com conhecimentos em Linux, uma vez que os comandos, abaixo listados, podem danificar seriamente o sistema em uso se mal utilizados; ou seja, podem apagar arquivos importantes ou mesmo todo o sistema operacional. Isso se deve ao fato do Classmate PC possuir algumas particularidades que devem ser contornadas, como por exemplo um comportamento estranho quando utilizada a local APIC do instalador original do Ubuntu 10.10 (kernel 2.6.32?).

Assim, a instalação original foi modificada para facilitar o processo de geração do pendrive. Ao invés de descarregar o original, prefira esse, que atualiza o arquivo de configuração do GRUB2 para desativar o uso de lAPIC. Ele contém o instalador modificado do Ubuntu Netbook 10.10, além de um sistema modelo programado para sobrescrever o Metasys com o novo sistema. As etapas pode, pois ser assim listadas:

  • Formatar um pendrive com no mínimo 2GB de espaço livre na sua única partição. A formatação pode ser feita em sistemas Windows (Vista e 7, de preferência) como Linux (kernel 2.6 em diante).
  • Montar a partição do pendrive. Esta etapa, assim como as seguintes, devem ser executadas em sistemas Linux.
  • Descarregar o instalador modificado do Ubuntu Netbook 10.10, composto de instalador e sistema modelo para ser inserido no Classmate PC.
  • O instalador modificado é um arquivo compactado. Deve-se descompactá-lo diretamente na partição montada do pendrive:
tar xvzf pendrive.img  

onde é o diretório em que o sistema montou o pendrive.

  • Por último, deve-se instalar o GRUB2 no pendrive, para permitir o seu início assim que ligar o Classmate PC:
grub-install --no-floppy --root-directory=  

onde é o nome da mídia fornecida pelo Linux. Geralmente, esse nome é /dev/sdb.

É importante descrever o processo uma vez que, quando automatizado, pode ser bastante arriscado.


Automático e Arriscado

Para facilitar na sequência de comandos para preparar os pendrives, está disponível um programa que executa os vários comandos em sequência. Para tanto, descarregue e execute-o na linha de comando:

sh pendrive 

É sabido que o sistema Metasys não possui os aplicativos atualizados para realizar todos os comandos plenamente. Por isso, é recomendado utilizar sistemas Ubuntu 9.04 em diante ou Linux Educional 3.0 ou superior.


Instalação do Sistema

Ao contrário da geração do pendrive, a instalação do sistema no Classmate PC é bastante facilitada. Recomenda-se, inclusive, que professores a realizem com seus alunos, uma vez que aqueles estão familiarizados com o processo.

A descrição é bastante pormenorizada, entrentanto é bastante simples de se executar:

  1. Com o Classmate PC desligado, insira o pendrive no netbook.
  2. Ligue o Classmate.
  3. Fique clicando a tecla [F11] até abrir o menu de início, de fundo azul. Em seguida, escolha o seu pendrive ao invés do sistema original (Generic Multi-card).
  4. O instalador do Ubuntu Netbook 10.10 iniciará. Aguarde até carregar a imagem de fundo e a barra lateral esquerda (ícones dos programas).
  5. Clique no primeiro ícone em cima à esquerda. É o ícone do Ubuntu, estilizado em preto e branco.
  6. Digite, no campo de busca, pela palavra "Terminal". Abaixo, serão listados os arquivos contendo a expressão em questão. Clique sobre o aplicativo "Terminal".
  7. Aparecerá um terminal. Digite o seguinte comando:
sudo /cdrom/instalar 

O sistema preparará o netbook para a instalação e depois reiniciará. Repita os passos 2 a 7 para instalar o sistema.

Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/ProUCA-SC/Migração_para_Ubuntu

Nenhum comentário:

Usuário Linux

Usuário Linux